Quando computadores foram ligados à linha telefônica, a integração entre as duas tecnologias tinha como objetivo inicial ampliar a comunicação entre instituições de pesquisas, universidades e comandos militares no período da Guerra Fria.
A partir desse período a internet passou por várias etapas de evoluções e aperfeiçoamento que a tornou cada vez mais sofisticada e dinâmica. Com a utilização desse meio de comunicação é possível adquirir informações sobre qualquer país e qualquer assunto.
A internet veio para somar no processo de globalização, esse instrumento parece que diminuiu as dimensões do mundo, tornando-o menor.
A seguir algumas das utilizações da internet em diferentes seguimentos das sociedades.
- Possibilita acesso a uma grande quantidade de informações, em diferentes níveis de ensino e conteúdo, através desse mecanismo é possível realizar pesquisas e coletar informações, imagens, dados e muitos outros.
- Os turistas podem acessar e coletar informações e observar imagens de lugares que poderão ser visitados em qualquer localidade do planeta, sem contar a possibilidade de realizar reservas em hotéis, programação de roteiros etc.
- Milhões de pessoas se relacionam em salas de bate-papo, esse tipo de relação ocorre em nível regional, nacional e internacional.
- As empresas colocam na rede uma série de produtos à venda que oferecem facilidades para serem adquiridas, dessa forma, o usuário tem a comodidade de realizar compras sem sair de casa. Através da internet é possível comprar tudo, como por exemplo, CDs, livros, roupas, suprimentos de informática, eletroeletrônicos e muitos outros objetos.
- Na internet encontra-se também muita diversão e lazer como jogos, músicas, vídeos, jornais e diversas outras opções.
- O correio eletrônico é outro serviço disponível na internet de grande aceitação, pois possibilita a troca de informações, correspondências por meio de mensagens, essas são usadas por pessoas e empresas.
- Uma das últimas novidades são as conferências que proporcionam interação entre indivíduos separados a milhares de quilômetros, através de câmeras as imagens simultâneas do evento são difundidas. Já ocorre até cirurgia via internet.
Essas são algumas das utilizações desse importante instrumento de telecomunicação que revolucionou o seguimento e constantemente tem se expandido.
fonte: Eduardo de Freitas
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O GPS (Global Positioning System) é um sofisticado instrumento de posicionamento que utiliza a emissão de sinais de rádio codificados por satélites colocados em órbita ao redor da Terra.
Tal sistema, que custou 10 bilhões de dólares, foi desenvolvido e é controlado até hoje pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O sistema do GPS é dotado de 27 satélites (24 em operação e 3 extras, caso haja falha nos outros) dispostos a uma distância de 20.000km de altitude que emitem ondas sonoras duas vezes por dia.
Cada satélite é dotado de relógios atômicos, difundindo de forma precisa, além da localização de algo na superfície terrestre, a hora exata daquele momento. Isso é muito útil para a comunidade científica, pois em algumas experiências, é extremamente necessário um relógio altamente preciso, visto que até mesmo um micro-segundo (0,000001 segundo) pode ser significativo em um contexto específico.
Para determinar o exato posicionamento de algo, o GPS localiza 4 ou mais satélites e determina a distância entre cada um deles com o ponto a ser localizado, para assim, deduzir a posição correta, informando a latitude, longitude e altitude daquele ponto.
O GPS é amplamente utilizado na aviação geral e navegação marítima. Também é muito usado por guardas florestais, geólogos, arqueólogos, bombeiros, ou qualquer pessoa que queira saber sua exata localização. Atualmente, com US$ 100 é possível comprar um GPS, além do mais, o serviço em si é gratuito. O sistema também está cada vez mais presente em automóveis.
fonte: Tiago Dantas
Para a antropologia, cultura é uma rede de significados que dá sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade.
É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é “cheio de cultura” e o outro, desprovido dela. Mas, afinal, o que é cultura?
Para o senso comum, cultura possui um sentido de erudição, uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, principalmente o estudo. Quantas vezes já ouvimos os jargões “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc.? De fato, esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que realmente significa o termo “cultura”.
Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradições, sua língua?
O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.
Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for. Também podemos dizer que considerar uma determinada cultura (a cultura ocidental, por exemplo) como um modelo a ser seguido por todos é uma visão extremamente etnocêntrica.
fonte: PreParaEnem
Você gosta de refrigerante? Tem o hábito de bebê-lo? Dizem que se conselho fosse bom não seria dado, e sim vendido. Isso não é verdade, pois vamos dar um ótimo conselho aos fãs de refrigerante: parem de beber essa bebida imediatamente!
E não importa se o refri é diet, pois é ruim do mesmo jeito, até pior para alguns especialistas. O refrigerante é uma invenção baseada meramente no sabor. Não há nele nenhuma virtude, nenhum benefício para a saúde. Alguns, como os à base de cola, se superam em termos de malefícios à saúde. Mas por que as pessoas, mesmo as bem-informadas, insistem em beber refrigerante?
Simples: muita propaganda e o principal - refrigerante vicia. E os à base de cola - de novo eles - são os que mais viciam. Ou seja, o ato de deixar de tomar refrigerante exige, antes de tudo, força de vontade. Mas não vamos nos afastar do tema desta matéria: os males do refrigerante. São muitos, muitos mesmo. Por isso, destacaremos aqui apenas os principais:
- Osteoporose - O consumo de bebidas excessivamente doces aumenta o risco de sofrer de osteoporose, devido à ação do ácido fosfórico, que impede a correta absorção do cálcio, enfraquecendo os ossos. Um estudo da Tufts University descobriu que mulheres que bebiam apenas 3 refrigerantes por semana tinham uma perda óssea média de 4% (em regiões como os quadris), a mais que ao grupo de mulheres que ingeriam outro tipo de bebida.
- Obesidade - O consumo de refrigerantes está amplamente associado ao aumento de peso e à obesidade. Naturalmente, o aumento das calorias consumidas leva ao aumento de peso, mas, mesmo os refrigerantes diet podem ocasionar este problema. Recentes estudos demonstraram uma associação entre o os refrigerantes sem açúcar e o aumento da cintura.
- Diabetes - Um estudo feito com 90 mil mulheres mostrou que, as que ingeriam uma ou mais bebidas com açúcar (como sucos ou refrigerantes), estavam mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2. As bebidas com açúcar aumentam o nível de glicose em jejum e a resistência à insulina.
- Infarto - Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que o consumo diário de uma bebida com açúcar aumenta em 20% as chances de sofrer um ataque cardíaco durante um período de 22 anos. Este risco aumenta conforme a quantidade de bebidas doces consumidas diariamente.
- Triglicerídeos - Mesmo que a pessoa não aumente seu peso, os refrigerantes com açúcar podem ser prejudiciais para a saúde cardiovascular, especialmente nas mulheres. As mulheres que consomem bebidas com açúcar são mais propensas a desenvolver níveis elevados de triglicerídeos.
- Cáries - O açúcar contido nos refrigerantes transforma qualquer consumidor em alvo perfeito de cáries dentária.
- Cálculos renais - A maior parte dos refrigerantes contém oxalato, que pode ocasionar problemas como cálculos renais.
- Insônia - Os refrigerantes também podem provocar transtornos do sono -como insônia- devido aos altos índices de açúcar que contêm.
- Gastrite - A enorme concentração de açúcar, aditivos e o pH ácido podem provocar distúrbios digestivos, como a gastrite.
fonte: Reconcavonews
A escola para o jovem é um território que acolhe tudo e onde eles se sentem à vontade para exercitar suas vivências e convivências. É nesse território em que se dão encontros e relações, que o jovem questiona valores e começa a construir seu projeto de vida.
Quem sou eu? O que eu posso ser? O que fazer para ser o que eu quero? O que eu quero para o meu futuro? Como posso me preparar para realizar meu projeto de vida? No ensino médio, é a escola, quando geradora de questionamentos, pensamentos, sentimentos e ações, que ajuda o adolescente a chegar a essas questões e a buscar suas próprias respostas.
Como uma obra em construção, a adolescência acontece no indivíduo principalmente no terreno da escola, onde o jovem passa boa parte de seu dia fora de casa. Há quem compare o processo individual àquele que se dá na coletividade contemporânea.
O adolescente passa por uma redefinição da imagem corporal assim como são redefinidas as configurações urbanas e as fronteiras territoriais. Ele está se individualizando, rompendo vínculos e buscando autonomia, em um processo similar ao da descolonização, quando uma comunidade rompe com a metrópole para obter sua independência política e econômica.
O adolescente também está na fase de comparar valores para estabelecer seu próprio código de ética, enquanto a humanidade coloca o foco nos códigos internacionais para nortear a vida no planeta e os direitos individuais e coletivos.
Na adolescência, o jovem busca identificação e segurança em grupos de iguais, assim como fazem os países ao criar blocos regionais no cenário internacional. E os garotos e garotas criticam as crenças dos pais, enquanto as comunidades modernas questionam ideologias e dogmas da velha ordem mundial.
Todos esses movimentos e transformações são vividos pelo filho ou filha adolescente ao lado dos professores, veículos de novos valores para comparar com os trazidos de casa, e dos colegas, que se tornam a referência campeã nessa fase da vida.
A família, claro, continua eterna referência, mas é o tempo de acompanhar tudo com um novo desafio: de perto, mas dos bastidores. Significa auxiliar o filho na compreensão do significado desse novo estágio de vida, dos desafios propostos, das alternativas possíveis frente às novas exigências.
Não cabe e não é responsabilidade dos pais fazer pelo filho, mas instigá-lo a enfrentar as situações, a descobrir suas potencialidades.
No início do ensino médio, esse acompanhamento tende a ser mais próximo, mas no segundo e principalmente no terceiro ano ele deve funcionar muito mais como uma monitoria, para o jovem perceber a preocupação da família, a possibilidade de ter a quem recorrer caso seja necessário, mas também adquirir confiança e autonomia para enfrentar a vida adulta.
Fonte: Patrícia Mortara, psicóloga e professora
Autor de mais de 50 livros, Daniel Munduruku escreve para crianças e jovens como forma de orientá-los sobre a cultura de seu povo e dos demais
O indígena Daniel Munduruku – o segundo nome é a designação de seu povo étnico – nasceu em Belém, Pará, e vem se destacando por trazer esse outro olhar por meio de livros e em palestras em universidades no Brasil e mundo.
O Prêmio Fundação Bunge desse ano, na área de letras, com o tema literatura infantojuvenil foi para Daniel. Essa premiação existe desde 1955 e tem como objetivo reconhecer cidadãos que atuem em ações de desenvolvimento da cultura e ciências no país. Entre os já selecionados estão Jorge Amado e Hilda Hilst.
O indígena é autor de mais de 50 livros voltados à cultura e luta indígena. Formado em Filosofia, licenciatura em História e Psicologia, Daniel é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Entre os prêmios já recebidos estão o Jabuti e o Tolerância, esse último reconhecido pela Unesco.
“Luto para que a cultura indígena não seja considerada simplesmente parte do folclore nacional, mas que esteja viva no currículo escolar”, defende. Cerca de 12 milhões de seus livros circulam em escolas públicas e privadas do país e fazem parte de material didático para a educação básica.
fonte: Revista Educação
Os herbicidas são compostos químicos utilizados na agricultura para controlar o desenvolvimento de ervas daninhas.
As ervas são eliminadas quando disputam certos recursos com as cultiváveis, exemplo, água, sais minerais, espaço e outros.
Atualmente, os herbicidas possuem diversos tipos, ocupando o primeiro lugar no ranking, os a base de glifosato, sistêmicos não-seletivos, que eliminam qualquer tipo de erva daninha, sem distinção.
No entanto, ao mesmo tempo que esse composto ajuda a aumentar a demanda de alimentos e impulsionam a economia, também contribuem para a poluição ao meio ambiente, gerando doenças de irritação de pele ou até mesmo câncer.
Entender os prós e contras deste químico é importante, pois ajuda no momento de fazer escolhas na compra, pois você conhece sobre os produtos e entende o que ele pode fazer ou causar.
Conheça os prós:
Rendimento de colheita
As ervas daninhas competem com as lavouras por luz solar, nutrientes do solo e água.
Contudo, o uso de herbicidas elimina essa competição, permitindo maior rendimento da safra, menos escassez de alimento e menor preço dos alimentos.
Benefícios econômicos
De acordo com relatório da Delta Farm Press de 2013, estima-se que o uso de herbicidas impulsiona de US $ 16 bilhões para agricultores nos Estados Unidos a cada ano.
Além disso, eles reduziram os custos de controle de daninhas em US $ 10 bilhões, incluindo mais de US $ 1 bilhão em economia na remoção manual das ervas.
Paisagismo
Belas paisagens oferecem benefícios próprios. Sem as herbicidas, esses locais naturais podem ser empesteados com ervas daninhas, o que ocasionaria dificuldade em manter canteiros de flores e hortas.
Os contras:
Efeitos colaterais para a saúde
Os herbicidas representam perigo para a saúde de todas as pessoas, sejam elas trabalhadores de campo ou pessoas que compram alimentos cultivados com tais produtos químicos.
Sua exposição pode causar irritação na pele, na garganta e fossas nasais.
Resistência
Para manter as ervas daninhas afastadas, agricultores necessitam e acabam dependendo das herbicidas, pois as daninhas mostram resistência notável a esses produtos químicos e resistem aos seus efeitos.
Tal resistência aumenta os custos com as herbicidas, resultando em uma quantidade maior de química no solo.
Poluição
Um dos fatos que mais prejudicam o meio ambiente é a contribuição negativa que essas herbicidas químicas oferecem, poluindo o ar, a água e o solo.
Sem contar, que quando chove, a água da chuva transporta esses produtos químicos para outras áreas, podendo chegar em cursos d’água, afetando o habitat aquático e matando peixes, e afetando outros locais.
fonte: Luana Felix de Sousa
O estudo é o primeiro relato de alto nível sobre a situação dos quatro ecossistemas tropicais
Pesquisadores de diversas partes do mundo publicaram artigo no número 559 da revista Nature de julho 2018, com o título “o futuro dos ecossistemas hiperdiversos”. Apontam para um iminente colapso global da biodiversidade, que poderá ser evitado se forem adotadas medidas urgentes para reverter a perda de espécies dos trópicos.
O estudo é o primeiro relato de alto nível sobre a situação dos quatro ecossistemas tropicais com mais diversidade no mundo: florestas tropicais, savanas, lagos e rios, e recifes de coral.
Os trópicos, embora cubram somente 40% do planeta, abrigam mais de três quartos das espécies de aves do mundo. Algumas destas aves não são encontradas em nenhuma outra parte e muitas ainda são desconhecidas pela ciência.
Nos ecossistemas tropicais, muitas espécies enfrentam vários perigos, como o desmatamento. São afetadas pelas pressões humanas locais, como a pesca excessiva ou a caça clandestina, submetidas à secas ou ondas de calor vinculadas às mudanças climáticas.
Muitas aves canoras ou aquelas de rara beleza estão em risco de extinção iminente devido a captura para o comércio. No Brasil, são incluídos o soldadinho do Araripe (Antilophia bokermanni) uma bela ave existente numa pequena área do Ceará e, que foi descoberta somente no final do século passado (1996), e o Tiête-de-coroa (Calyptura cristata) redescoberto em 1996 no estado do Rio de Janeiro e criticamente ameaçado; calcula-se que existam somente 50 indivíduos na natureza desse último.
A degradação dos ecossistemas tropicais também ameaça espécies raras, além das pessoas que são afetadas em seu bem-estar em todo o planeta. O bioma Mata Atlântica é um dos mais afetados pelo crescimento da urbanização e são inúmeras espécies, tanto de mamíferos como aves que estão ameaçados. Da onça-pintada no Nordeste restam poucos exemplares em áreas isoladas da caatinga e no leste da Bahia. A arara azul de Lear (Anodorhynchus leari) é uma espécie ameaçada devido ao tráfico de animais e à destruição de seu habitat restando pouco mais de 1000 exemplares na região do Raso da Catarina, no estado da Bahia.
O professor Jos Barlow, da Universidade de Lancaster, que liderou a pesquisa afirma que os recifes de coral, embora cubram somente 0,1% da superfície do oceano, proporcionam recursos pesqueiros e proteção costeira para até 200 milhões de pessoas. Segundo ele, os bosques tropicais úmidos e as savanas armazenam 40% do carbono da biosfera terrestre e contribui para a formação de chuva em algumas regiões agrícolas mais importantes do mundo.
No estudo, os pesquisadores indicam ações necessárias e urgentes que poderão diminuir a degradação desses importantes ecossistemas tropicais. Apelam para, que haja uma mudança radical nos esforços para apoiar o desenvolvimento sustentável e as intervenções de conservação efetivas para preservar e restaurar habitats tropicais.
Como a confirmar o risco apontado pela pesquisa, o World Resources Institute (WRI) publicou em seu site de monitoramento florestal, o Global Forest Watch, a tendência de desmatamento nas florestas tropicais. Os dados de 2017, sobre o Brasil indicam que o país apresentou sua segunda mais alta taxa de perda florestal com a diminuição de 45.000 km2. Os incêndios provocados para a expansão da área agrícola foram os maiores responsáveis pela destruição da floresta.
fonte: Reinaldo Dias
Roberto Astete e Cristian Olivares encontraram fórmula química à base de PVA que substitui derivados do petróleo
Segundo inventores, novo plástico demora apenas cinco minutos para ser desfeito (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
Com uma mudança sutil na fórmula do plástico, que permite substituir o petróleo pela pedra calcária, um grupo de empreendedores chilenos conseguiu fabricar sacos plásticos e de tecido reutilizáveis solúveis em água e que não contaminam.
Roberto Astete e Cristian Olivares, os dois artífices deste produto, começam a fazer experimentos para fabricar um detergente biodegradável, mas acabaram encontrando a fórmula química à base de PVA (álcool polivinílico, solúvel em água) e que substitui os derivados do petróleo, responsáveis pela alta durabilidade dos plásticos que se integrou à cadeia alimentar de animais marinhos e responsáveis pela deterioração do meio ambiente.
“Nosso produto deriva de uma pedra calcária que não causa danos ao meio ambiente”, assegurou Astete, diretor-geral da empresa SoluBag, que espera comercializar seus produtos a partir de outubro no Chile, um dos primeiros países da América Latina a proibir o uso de sacos plásticos convencionais em estabelecimentos comerciais.
“É como fazer pão”, acrescenta. “Para fazer pão é preciso farinha e outros ingredientes. Nossa farinha é de álcool de polivinil e outros componentes, aprovados pela FDA (agência americana reguladora de alimentos, medicamentos, cosméticos, aparelhos médicos, produtos biológicos e derivados sanguíneos), que nos permitiu ter uma matéria-prima para fazer diferentes produtos”.
Diante de jornalistas, os dois demonstraram a solubilidade imediata de suas sacolas plásticas em água fria ou de bolsas de tecido reutilizáveis em água quente.
“O que fica na água é carbono”, assegura Astete, o que os exames médicos realizados demonstraram que “não tem nenhum efeito no corpo humano”.
Para demonstrar que a água turva resultante da dissolução é “inócua” e potável, eles bebem alguns copos.
Reciclagem doméstica
“A grande diferença entre o plástico tradicional e o nosso é que aquele vai estar entre 150 e até 500 anos no meio ambiente e o nosso demora apenas cinco minutos. A gente decide quando o destrói”, afirma Astete, antes de acrescentar que “hoje em dia a máquina recicladora pode ser a panela de casa ou a máquina de lavar”.
A fórmula encontrada permite “fazer qualquer material plástico”, razão pela qual já estão trabalhando na produção de materiais como talheres, pratos e embalagens.
Os tecidos solúveis na mesma água quente que serve, por exemplo, para preparar um chá ou um café, podem ser usados para produzir sacolas de compras reutilizáveis e produtos hospitalares como os protetores de macas, batas e gorros do pessoal médico e de pacientes que costumam ter um único uso, explica Olivares.
E quando chove, como as compras chegam em casa? Os fabricantes podem programar a temperatura à qual tanto os sacos plásticos como os de lixo se dissolvem no contato com a água.
Outra vantagem das sacos é que são antiasfixia, uma causa importante de mortalidade infantil, pois se dissolve em contato com a língua ou as lágrimas.
Com a produção maciça, que pode ser feita nas mesmas empresas que fabricam os plásticos convencionais – basta apenas alterar a fórmula -, o preço de seus produtos pode ser similar ao dos atuais, garantem.
Em um mundo onde em 2014 foram fabricadas 311 milhões de toneladas de plástico e se nada mudar, em 2050, serão produzidas 1,124 bilhão de toneladas, Astete e Olivares esperam dar ao cliente o “empoderamento de ajudar a descontaminar o meio ambiente” porque “a grande vantagem é que o usuário decide quando destruí-la”, assegura.
A iniciativa ganhou o prêmio SingularityU Chile Summit 2018 como empreendimento catalizador de mudança, o que rendeu aos inventores um estágio no Vale do Silício a partir de setembro.
Assim como a nicotina atua nos humanos, certos tipos de pesticidas afetam o sistema nervoso dos insetos
Quanto mais se alimentam de néctar de plantas contaminadas ou tratadas por agrotóxicos, mais as abelhas desenvolvem um estranho apetite pelo “mix” de substâncias. A constatação preocupante vem de uma estudo britânico publicado nesta semana na revista científica Proceedings of the Royal Society B.
Essa preferência não é natural, mas adquirida. Segundo a pesquisa, desenvolvida por cientistas da Imperial College London e da Queen Mary University of London (QMUL), na Inglaterra, ao longo do tempo, as abelhas são atraídas pelo néctar contendo inseticidas neonicotinóides, o que pode aumentar suas chances de exposição a altos níveis de substâncias químicas.
Os neonicotinóides são uma classe de inseticidas derivados da nicotina. Algumas dessas substâncias tiveram o uso proibido na União Europeia e em alguns outros países, após estudos evidenciarem correlações dos produtos aplicados à lavoura com o declínio de populações de abelhas polinizadoras.
Análises anteriores indicaram que alguns polinizadores, como as abelhas, não são capazes de distinguir a presença de três tipos de neonicotinóides comumente utilizados na agricultura e, portanto, não conseguiriam evitá-los.
Na nova pesquisa, os cientistas realizaram um experimento durante 10 dias em que os insetos tinham à disposição uma variedade de comedouros com sacarose (néctar) contendo entre 0,2 e 11 partes por bilhão de um pesticida neonicotinóide, além de outros comedouros sem nada de pesticida. A intenção era reproduzir a exposição que ocorre na natureza, sob diferentes concentrações e durante um longo período.
O resultado? As abelhas demostraram uma preferência por alimentos que continham o inseticida. A proporção de visitas aos comedouros com o neonicotinóide aumentou ao longo do tempo, resultando em um maior consumo de sacarose que continha a substância em relação à sacarose sem nada.
Mesmo após os pesquisadores alterarem a posição espacial de cada comedor, as abelhas continuaram a visitar aqueles com o inseticida, o que indica que elas são sim capazes de detectar o tiametoxam e alterar seu comportamento para continuar alimentando-se dele.
A crescente preferência por consumir os alimentos tratados com neonicotinóides, concluíram os cientistas, aumenta o risco de exposição para toda a colônia. Os resultados, segundo eles, destacam a necessidade de incorporar esse gosto particular dos polinizadores por certos tipos de substâncias nas análises de riscos sobre pesticidas.
Assim como a nicotina atua nos humanos, os pesticidas neonicotinóides afetam o sistema nervoso dos insetos. Estudos têm demonstrado que a exposição aos neonicotinoides pode prejudicar as funções motoras, o aprendizado, a orientação e a navegação dos insetos, o que afeta diretamente a capacidade de captar alimento e de se reproduzir, colocando em risco a própria sobrevivência das colônias.
Considerando o papel vital desses polinizadores, uma exposição generalizada a defensivos agrícolas perigosos pode ter consequências graves para as culturas e a própria saúde dos ecossistemas.
fonte: Vanessa Barbosa
O segundo maior bioma brasileiro, conhecido como berço das águas
é responsável pela água que abastece as regiões de maior poder econômico do país. Entretanto, os investimentos em recuperação e preservação de áreas de Cerrado ainda são incipientes quando comparadas a outros biomas. O desmatamento nesse bioma já supera o da Amazônia, que possui uma extensão quase duas vezes maior, e suas áreas são subaproveitadas em monoculturas e pecuária, o que dificulta o uso sustentável do solo.
Frente ao desmatamento constante, o CEPF (Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos) desenvolveu um perfil ecossistêmico, apontando as especificidades do Cerrado e definindo as Áreas-Chave para a Conservação da Biodiversidade, as KBAs. Dentro das KBAs encontram-se 13 corredores de preservação, dentre eles, 4 foram definidos como de alta prioridade de conservação, por abrigarem recursos naturais fundamentais para a manutenção do bioma. A SaveCerrado atua em um desses quatro corredores, localizado no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, no estado de Minas Gerais.
Os elementos do meio ambiente afetam de alguma maneira a vida das pessoas.
Todos os dias o meio ambiente está no centro de várias discussões e mesmo sendo um tema tão recorrente nem todo mundo compreende realmente esse conceito. Podemos dizer que o meio ambiente inclui coisas que tem ou não vida do planeta. Os elementos do meio ambiente afetam de alguma maneira a vida das pessoas. Trata-se de um conjunto de leis, condições e influências que criam a infraestrutura física, química e biológica que torna possível a existência de vários tipos de vida.
O Conceito de Meio Ambiente
A definição conceitual de meio ambiente pode ser feita da seguinte maneira: um sistema natural que passa por intensa transformação promovida pela espécie humana e outras espécies que habitam a Terra. Está dentro do conjunto do conceito de meio ambiente animais, vegetação, solo, fenômenos da natureza entre outros. Os fenômenos a que nos referimos são aqueles que não têm um limite e nem são influenciados pela intervenção do homem como a água, clima, radiação do sol e ar.
A Composição do Meio Ambiente
De uma forma geral são reconhecidas quatro esferas de meio ambiente que são a litosfera, hidrosfera e atmosfera que quando unidas formam a biosfera. A litosfera é a esfera das rochas, a hidrosfera a da água e a atmosfera a do ar. Existem algumas correntes científicas que ainda incluem a crisofera – a esfera do gelo – como uma parte diferenciada da hidrosfera além da pedosfera que é a esfera que se refere ao solo.
Ciências da Terra
A responsabilidade de estudar o meio ambiente é das chamadas ciências da terra que são quatro: Geografia, Geofísica, Geologia e Geodésia. Nessas disciplinas são usados conhecimentos de outras disciplinas como biologia, química, física e matemática. A partir de cada conhecimento desses é possível empreender conhecimentos quantitativos e qualitativos.
Meio Ambiente de Água
O Universo de Água dos Oceanos
Quando pensamos na água da Terra é natural pensar nos oceanos que são verdadeiros mundos a parte feitos somente de água, não é mesmo? Basicamente um oceano é um corpo muito grande de água salgada e faz parte da hidrosfera. O planeta Terra poderia perfeitamente se chamar Água uma vez que 71% dele é composto de água do oceano, isso é representado aproximadamente por 361 milhões de quilômetros quadrados.
Tudo Sobre Meio Ambiente
Toda essa área é subdividida em oceanos principais e ainda em mares menores. Uma curiosidade é que mais da metade dessa água salgada se encontra numa profundidade maior que três mil metros. Quase que toda a água do mar possui salinidade que vai de 30 a 38 ppt. Os oceanos podem ser conhecidos como “Oceano Global” quando reunidos. Os oceanos estão divididos em Oceano Pacífico, Oceano Índico, Oceano Ártico, Oceano Antártico e Oceano Atlântico.
O Longo Caminho dos Rios
Outro importante componente da hidrosfera é o curso de água natural conhecido como rio. Normalmente se trata de um curso de água doce que segue em direção a um oceano, mar, lago ou até mesmo outro rio. Existem casos raros em que um rio flui para o solo ou então acaba secando antes que possa se conectar com outro curso d’água. Conforme o seu tamanho os rios podem receber outros nomes como ribeiro, córrego e angra.
Atmosfera – Sustentação do Ecossistema da Terra
A atmosfera é o elemento que dá a sustentação do ecossistema da Terra. A gravidade do planeta é a responsável por manter a camada fina de gases no seu lugar. Os principais gases que são encontrados na superfície são o nitrogênio (78%) e oxigênio (21%). O restante é composto de gases inertes e os chamados “trace gases” como o metano, ozônio, dióxido de carbono entre outros.
Camada de Ozônio
A camada de ozônio tem um papel-chave para o planeta que é a redução de quantidade de radiação ultravioleta (UV) que chega a superfície. Essa camada é uma espécie de proteção para os seres vivos de Terra uma vez que a radiação UV pode alterar o DNA. A atmosfera ainda atua retendo calor no período da noite para que possa diminuir os extremos durante o dia.
As Camadas Principais da Terra
Existem cinco camadas principais na Terra e são elas: Exosfera, Termosfera, Mesosfera, Estratosfera e Troposfera – essa lista segue a ordem da mais alta para a mais baixa. O trabalho dessas camadas de uma maneira geral aumentar ou diminuir a temperatura. Ainda podemos citar outras camadas importantes que são: Ozonosfera, Ionosfera, Homosfera e heterosfera.
Aquecimento Global
Um dos principais assuntos em pauta em relação ao meio ambiente é o aquecimento global, trata-se de um problema que tem mobilizado vários cientistas. A grande preocupação está nas consequências desse aquecimento a longo prazo no ambiente e também para as pessoas.
Uma das questões mais relevantes desse tema é como a mudança do clima pode afetar fatores como a liberação dos gases, por exemplo. Existem ainda as mudanças que podem afetar a vida na Terra como o clima. O ser humano assim como outras espécies precisarão se adaptar a viver no planeta com as novas condições que ele apresentar.
O Clima
Podemos dizer que o clima é formado de inúmeros fatores dentre os quais estão a umidade, temperatura, pressão atmosférica, chuva, vento entre outros. O clima é a condição presente dos mesmos elementos num período de no máximo 14 dias. Uma região tem seu clima formado por questões como a latitude em que se encontra, se tem cobertura de gelo, água por perto, correntezas enfim diversos fatores.
A Vida
Os cientistas acreditam que a vida no planeta teve a sua origem a cerca de 3.7 bilhões de anos. O que se observa é que todas as formas de vida contam com os mesmos mecanismos moleculares essenciais. Correntes científicas acreditam que o fenômeno da vida teve origem a partir de uma única célula que se tornou o elemento primordial da vida, o ponto de partida para tudo o que preenche o meio ambiente.
Ecossistema
O ecossistema pode ser definido como sendo a unidade que é composta por plantas, animais e micro-organismos que habitam uma mesma área e que formam um conjunto.
O Que é Meio Ambiente?
O meio ambiente é tudo o que compõe o nosso planeta e afeta a nossa vida, o ar que respiramos, a água que cobre a maior parte da superfície da terra, as plantas e animais que nos rodeiam, etc.
Muitas pessoas consideram como meio ambiente apenas as coisas naturais, aquelas áreas intocadas pelo ser humano, mas isso não é verdade. Qualquer espaço é considerado meio ambiente, mesmo aqueles em que há modificações causadas pelo ser humano.
Nos últimos anos, cientistas vêm analisando cuidadosamente as maneiras com as quais as pessoas afetam o meio ambiente. Eles descobriram que nós somos os causadores da poluição do ar, do desmatamento, da chuva ácida, e de outros problemas que são perigosas tanto para a terra e para nós mesmos.
A Educação Ambiental Começa em Casa
Atualmente, as escolas começam a falar a respeito do meio ambiente desde cedo para as crianças. Elas aprendem que é importante preservar, pois precisamos de recursos naturais para nossa própria sobrevivência. Além das escolas, sempre vemos o assunto ser tratado em programas de TV, revistas, livros, na internet. Mesmo com tanta informação ainda encontramos pessoas que não fazem o básico necessário para a preservação, como não jogar lixo na rua, não poluir rios, desperdiçar água, etc.
É importante começarmos com as pequenas ações, pois de nada adianta se preocupar com o efeito estufa se você joga um papel de bala no chão. Meio ambiente não são apenas as florestas, meio ambiente é qualquer lugar.
Como Proteger o Meio Ambiente
Se você quer proteger o meio ambiente, pode sim se preocupar com questões como sustentabilidade, por exemplo, mas não deixe que a sua preocupação fique apenas na teoria. Pesquise por soluções e aplique-as no dia a dia da sua casa. Alguns bons exemplos são: Economizar papel, separar o seu lixo para reciclagem, etc.
Para economizar água existem várias soluções, e o reaproveitamento é uma das mais fáceis de serem feitas. Por exemplo: Usar a água que lavou a roupa para lavar o chão, deixar baldes para recolher água da chuva e depois usá-la para regar as plantas e assim por diante. Basta ter um pouco de criatividade e se cada um fizer a sua parte poderemos colaborar com a preservação do meio ambiente.
fonte: Cultura Mix
Não gaste alémLorem ipsão dolor sít amçet, consectetur adipiscing elit. Sed vehicula id odio quis rhoncus. Donec ullamcorper, lectus in dictum porta, urna nisl tincidunt metus, at iaculis nunc sem vitae diam do necessário, tenha cuidados com vazamentos, sabendo poupar não vai faltar.
1) A água de qualquer torneira de minha casa é segura para se beber e fazer comida?
O SAAE garante a qualidade da água distribuída à população até a entrada do imóvel na estrutura do cavalete, onde existe o medidor de consumo (hidrômetro).A manutenção da qualidade da água nos cômodos internos da residência é dever e responsabilidade de cada morador. Por isso, mantenha suas instalações hidráulicas sempre em bom estado de conservação e limpe a caixa-d`água pelo menos 2 vezes ao ano. Toda caixa-d'água deverá ficar permanentemente tampada e bem vedada. Quando as águas das torneiras internas de sua casa apresentarem aspectos diferentes do normal (cor, cheiro, gosto, etc), faça inicialmente uma comparação com aquela que está chegando no cavalete, antes de acionar o SAAE.
2) Minha filha tomou água da torneira e ficou com dor de barriga e diarréia. É mesmo por causa da água?
Não. A água que o SAAE entrega pela rede de distribuição tem um contínuo controle de qualidade. É mais provável que outras coisas que ela tenha comido possam tê-la deixado doente, ou pode ter adquirido alguma doença transmitida pelo ar. Além do mais, os copos e os vasilhames para depositar água precisam estar sempre limpos. Hábitos de higiene, como lavagem das mãos com sabonete antes de desocupar os banheiros, corte e limpeza das unhas, evitar levar as mãos sujas à boca, acondicionamento do lixo doméstico em recipientes bem vedados são indispensáveis para se evitar doenças.
3) As águas de poço e as águas de mina podem ser consideradas potáveis?
Depende de suas localizações. Em áreas urbanas, as águas de poço e de mina podem estar contaminadas por poluentes presentes no solo. Embora possam ter aparência límpida e cristalina, geralmente contêm microorganismos não visíveis a olho nu, que podem causar doenças.
4) Como se pode potabilizar uma água de poço ou de mina?
Caso as análises laboratoriais indiquem, nas águas de poço e de mina, presença de microorganismos, é necessário fervê-las ou desenfeitá-las através da cloração caseira. A cloração caseira é feita através da aplicação do hipoclorito de sódio ou de água sanitária (produto comercialmente conhecido como Cândida, Qboa, Água de lavadeira). Esta medida só é eficiente para pequenas contaminações. No uso do produto comercial, vendido na concentração 2%, deve-se pingar 3 gotas em cada litro de água e esperar 30 minutos para usá-la. Entretanto, quando os resultados dos exames laboratoriais da água do poço ou da mina indicarem uma reprovação quanto aos aspectos físicos e químicos (cor, concentração excessiva de substâncias dissolvidas etc.) não há como potabilizá-la no âmbito doméstico. Essa água não deve ser utilizada para beber e fazer alimentos.
5) Por que, às vezes, a água da minha casa sai esbranquiçada da torneira?
Muita gente relaciona a coloração esbranquiçada da água com a dosagem adicional de cloro. A água esbranquiçada é motivada pela presença de microbolhas resultantes da pressão da água na tubulação, no instante da abertura da torneira. Se você deixar essa água num copo por um ou dois minutos, ela volta a ficar incolor e transparente.
6) Por que, às vezes, na minha casa a água chega barrenta ou com coloração amarelada ou marrom?
Durante os reparos das redes, a tubulação seca, após a conclusão do reparo, incrustações na parede da tubulação, desprende-se deixando a água amarelada ou marrom. Em tais situações o SAAE sempre mantém as descargas de rua abertas acelerando a lavagem das redes, até se constatar a clarificação da água. De qualquer forma, o cloro presente na água garante a desinfecção, sem riscos à saúde da população. Alertamos que esta ocorrência é puramente de coloração momentânea da agua, não afetando sua qualidade fisico-quimica e bacteriologica.Perdurando a situação, entre em contato com o SAAE pelos telefones 3262 6333 ou 0800 7702195 (Plantão de Emergência).
7) O filtro caseiro é necessário?
O SAAE sugere que sejam utilizados. Entretanto, primeiramente, deve-se esclarecer que os filtros caseiros não são suficientes para adequar a água aos Padrões de Potabilidade estabelecidos pela legislação. Isto quer dizer que somente devem ser utilizados para águas já potabilizadas (já tratadas) pelo SAAE. Também não são totalmente confiáveis na "limpeza" da água quando proveniente de caixas d`água domiciliares mal conservadas. Quando utilizados, os filtros devem ser mantidos e operados de acordo com as orientações dos fabricantes. Nos casos das velas, não utilizar materiais abrasivos (ásperos) e nem mesmo açúcar, que é usualmente aplicado, nas limpezas periódicas. A utilização destes materiais danifica as velas. Recomenda-se a limpeza periódica com água tratada corrente e a substituição das mesmas com freqüência.
8) Pode acontecer de faltar água em minha residência?
Eventualmente. Constatado falta de água em sua residência. Verifique se o registro de entrada de sua residência não está fechado. Se não estiver, entre em contato com o SAAE pelo telefone 0800 77 02195 (Plantão de Emergência).
Pode eventualmente ocorrer problemas de manutenção na região de sua residencia, necessitando de interrupção do fornecimento.
9) Como eu posso verificar sozinho se há algum vazamento de água em minha residência?
À noite, quando todos forem dormir, o último que usar a água deve aguardar uns 15 minutos para encher a caixa d'água.
Em seguida, vá até o hidrômetro e faça uma leitura anotando os números pretos e vermelhos, deixando o registro do cavalete aberto.
A partir daí, não abra mais nenhuma torneira e nem puxe a descarga do banheiro.
De manhã, antes de usar a água, volte novamente ao hidrômetro e faça uma nova leitura.
As leituras têm de ser exatamente iguais. Caso contrário, são fortes os indícios de que haja vazamento.
Detectado o vazamento, entre em contato com um encanador de confiança para saná-lo.
Entre em contato com o SAAE para informar a ocorrência.
Caso não haja vazamento, procure fazer uma leitura diária para acompanhar o seu consumo. Dessa forma é possível comparar diariamente o quanto foi gasto, analisando os dias de limpeza geral (faxina) ou lavagem de roupas com os outros dias, fazendo uma estimativa do consumo.
Se o consumo continuar entre em contato com o SAAE até a data do vencimento da conta.
O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir usando este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.
Devemos analisar, nos conscientizar e realizar medidas práticas, pois como sabemos, grande parte das fontes de água estão sendo contaminadas, poluídas e degradadas pela ação predatória do homem. O que mais preocupa é que o problema poderá acarretar no futuro a falta da água para o consumo de grande parte da população mundial.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.
Dicas de uso racional da água
A água doce é um recurso finito do Planeta Terra, use racionalmente e evite qualquer desperdício:
Feche bem as torneiras após o uso. A torneira aberta durante 1 minuto gasta 3 litros de água.
Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar. Evite banhos demorados. O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água.
Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe, e só abra a torneira para o enxágüe.
Evite lavar as calçadas com mangueira, elas podem ser varridas, evite que as crianças brinquem de tomar banho com mangueira, fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários e conserte imediatamente os vazamentos e fugas de água, trocando as partes danificadas das canalizações. Não faça remendos provisórios.
fonte: Bem Estar
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.
Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
1. Não deixe acúmulo de água. A água da chuva pode se acumular em garrafas, pneus, ou qualquer outro reservatório. Após os períodos de chuva, verifique se não ficou água acumulada em algum local.
2. Ponha areia nos vasos das plantas. Em vez de usar água para as plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água. A água contida é suficiente para manter as plantas vivas, mas sem ser um ponto de depósito dos ovos do mosquito da dengue.
3. Faça furos nos pneus velhos. Os furos permitem que a água acumulada escorra, não ficando parada e, assim, evitando que o mosquito se reproduza.
4. Cuidado com a caixa d’água. A caixa d’água é um excelente reservatório para os ovos da dengue. Mantenha-a sempre fechada e a limpe frequentemente com produtos especializados para a limpeza de caixas. Isso também vale para poços, cisternas e caçambas que se acumulam água.
5. Remova folhas e galhos das calhas. Esses objetos, assim como outros (flores, pedaços de garrafa, etc) impedem que água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.
6. Evite cultivar plantas aquáticas. A água das plantas aquáticas é limpa e propícia para a reprodução da dengue. Durante o pico da dengue, plante outros tipos de planta.
7. Mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo. Isso evita que a água da chuva se acumule e fique parada por muito tempo. O ideal é jogar garrafas, latas e latões fora ou não deixá-los expostos.
8. Use telas protetoras. A tela protetora evita que os mosquitos entrem na sua casa, mas não impedem que ele se reproduza. O uso de telas e tecidos nas janelas é uma medida complementar e deve ser associada às outras práticas para evitar a reprodução do Aedes.
9. Cuide das piscinas. As piscinas são normalmente difíceis de tratar por possuem um volume grande de água. Se você não a está utilizando, cubra-a com uma lona. Trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes de água.
10. Preste atenção ao lixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede os sacos de lixo e não os deixe expostos.
A ideia de que colocar açúcar transforma água em sedativo não faz sentido: açúcar fornece energia para o corpo, e isso nada tem de sedativo.
Não. Ao ser metabolizado por nosso organismo, o açúcar serve como fonte de energia… e só. Ele não tem nenhuma propriedade sedativa. “Esse velho truque caseiro pode até ter algum fundamento se a pessoa tiver hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) ou passar o dia inteiro sem se alimentar.
A fome faz com que haja liberação de adrenalina, que provoca suadouro, irritação ou tremedeiras. Nesse caso, o açúcar combateria os sintomas, acalmando a pessoa. Mas se for alguém bem nutrido, o proverbial copo de água com açúcar não faz o menor sentido”, afirma o clínico geral Antônio Carlos Lopes, chefe da Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Isso não impede que a água açucarada tenha um efeito placebo – isto é, acabe funcionando por auto-sugestão. Se a pessoa quiser se tranqüilizar, vale mais a pena respirar fundo ou contar até dez.
Aqui, entra em cena o famoso efeito placebo: a pessoa que toma a mistura acredita que vai ficar mais tranquila – e acaba ficando mesmo. Mas há quem veja um fundo de verdade no mito. “Pessoas ansiosas tendem a precisar de um aporte maior de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. E o açúcar favorece a liberação de serotonina”, diz o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.
Agora, se quiser garantir o efeito calmante, melhor mesmo misturar o açúcar com chá de camomila ou de erva-cidreira. Esses, sim, deixam a pessoa calminha, calminha.
Para ser formada como cidadão que terá um papel na sociedade, trabalhando para ter o seu sustento, para realizar os seus sonhos e para colaborar com os menos favorecidos.
O estudo não tem um fim em si mesmo, do tipo, o estudo dignifica o homem. Não, o trabalho dignifica o homem. Ou seja, o que você realiza dignifica, o que você é capaz de produzir lhe agrega mais dignidade para sua vida. Logo, numa determinada fase de sua vida você supostamente deveria se preparar para numa outra fase, produzir e gerar valor.
O estudo sem propósito é perda de tempo. Esta afirmação soa quase como uma heresia escandalosa aos ouvidos de quem por anos foi condicionado a pensar no estudo como atividade fim e não como meio. Estudar por estudar é típico de alguém que ainda não encontrou o seu propósito e por isso continua fazendo as coisas por fazer.
No entanto, o ato de estudar, ou seja, participar de uma classe a fim de adquirir informações sobre as disciplinas definidas pelo governo está muito longe de ser o suficiente para preparar alguém para adquirir esta relevância na sociedade. Até porque, a definição do currículo escolar foi feita há quase um século. Porém, o mundo mudou, as necessidades mudaram, as ferramentas são outras e a quantidade de informação as quais nossos jovens são expostos é muito maior.
Conseguir que os filhos se esforcem, se concentrem, aprendam e consigam alcançar seus objetivos nos estudos não é uma tarefa tão fácil para eles nem para os seus pais.
Para que as crianças tenham êxito nos estudos basicamente é necessário que elas disponham da capacidade intelectual necessária para poder estudar, que estejam motivadas, e adquiram conhecimentos durante o seu tempo de estudos e saibam dominar hábitos de trabalho e estudo.
Ambiente de estudo para os deveres das crianças
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O ambiente, entendido como o lugar onde a criança deve se concentrar nos seus deveres e nos seus estudos a cada dia sem distrações é de fundamental importância para que ela consiga os seus objetivos. Uma boa organização em função do tempo e do ritmo de estudo também é um importante ingrediente na realização das suas tarefas escolares. A criança, com a ajuda dos pais deve planejar ou programar o horário de estudo.
Recomendações para conseguir um bom ambiente de estudo
- Local. O lugar de estudo deve ser sempre o mesmo para que não existam novos elementos de distração cada vez que a criança vá estudar ou fazer as tarefas.
- Móveis. O dormitório deve contar com alguns elementos básicos (mesa, escrivaninha e cadeira). A criança deve ter todas as coisas necessárias em mãos.
- Serenidade. O ambiente do recinto deve ser silencioso (longe da televisão, rádio, telefone e outros ruídos).
- Tranquilidade. O lugar deve permitir a concentração e a atenção (evitar a presença de elementos que possam distrair).
- Ambiente. O local de estudos (que pode ser o quarto da criança) deve ter uma ventilação e temperatura adequada, assim como uma boa iluminação natural, se possível.
Recomendações para planejar as sessões de estudo
1. Organização. Para planejar o tempo de estudo é necessário marcar um tempo determinado para cada matéria em função da sua dificuldade.
2. Planejamento. Convém elaborar um calendário que a criança deverá seguir. Deve-se tentar, na medida do possível, conseguir todos os objetivos ou metas propostas. Ser constante nessa tarefa criará um hábito muito importante de organização e de ordem.
Dificuldade média: 60 minutos
Descanso: 10 a 15 minutos
Dificuldade grande: 90 minutos
Descanso: 15 a 20 minutos
Dificuldade baixa: 30 minutos
Descanso: 5 a 10 minutos
3. Ritmo de trabalho. O planejamento do estudo deve ser feito à medida de cada um, no seu ritmo de trabalho e aprendizagem. Deve levar em conta as circunstâncias pessoais e as atividades complementares. Para os primeiros anos do curso secundário, dez ou doze horas de estudo semanal são suficientes.
4. Tempo de descanso. Um bom planejamento, além do tempo para o estudo, a criança deve reservar tempo para o lazer e o descanso. É necessário descansar pelo menos 8 horas por dia.
5. Ordem de prioridades. Fazer a lista dos trabalhos diários seguindo a ordem dos mais urgentes até os menos urgentes e por ordem de dificuldade. Ou seja, os mais difíceis no início, já que a criança estará mais desperta e com a cabeça mais fresca. Os trabalhos devem se intercalar de forma variada. Não se devem estudar de maneira seguida duas matérias muito difíceis.
6. Flexibilidade e adaptação. Todo planejamento deve ser flexível. A criança e os pais podem se ajustar a possíveis mudanças ou a dificuldades não previstas.
fonte: Edupla – Educação Planejada
A escola para o jovem é um território que acolhe tudo e onde eles se sentem à vontade para exercitar suas vivências e convivências. É nesse território em que se dão encontros e relações, que o jovem questiona valores e começa a construir seu projeto de vida.
Quem sou eu? O que eu posso ser? O que fazer para ser o que eu quero? O que eu quero para o meu futuro? Como posso me preparar para realizar meu projeto de vida? No ensino médio, é a escola, quando geradora de questionamentos, pensamentos, sentimentos e ações, que ajuda o adolescente a chegar a essas questões e a buscar suas próprias respostas.
Como uma obra em construção, a adolescência acontece no indivíduo principalmente no terreno da escola, onde o jovem passa boa parte de seu dia fora de casa. Há quem compare o processo individual àquele que se dá na coletividade contemporânea.
O adolescente passa por uma redefinição da imagem corporal assim como são redefinidas as configurações urbanas e as fronteiras territoriais. Ele está se individualizando, rompendo vínculos e buscando autonomia, em um processo similar ao da descolonização, quando uma comunidade rompe com a metrópole para obter sua independência política e econômica.
O adolescente também está na fase de comparar valores para estabelecer seu próprio código de ética, enquanto a humanidade coloca o foco nos códigos internacionais para nortear a vida no planeta e os direitos individuais e coletivos.
Na adolescência, o jovem busca identificação e segurança em grupos de iguais, assim como fazem os países ao criar blocos regionais no cenário internacional. E os garotos e garotas criticam as crenças dos pais, enquanto as comunidades modernas questionam ideologias e dogmas da velha ordem mundial.
Partilhando projetos
Todos esses movimentos e transformações são vividos pelo filho ou filha adolescente ao lado dos professores, veículos de novos valores para comparar com os trazidos de casa, e dos colegas, que se tornam a referência campeã nessa fase da vida.
Desse universo, o jovem obtém o conjunto de conhecimentos que interessa: os pedagógicos e os aprendizados que não estão no currículo - é isso precisamente que a escola representa para ele, como aponta uma outra pesquisa realizada em 2006, na Universidade Federal do Pará, com 725 estudantes de seis escolas de ensino médio da rede pública. Para os adolescentes, a escola é o principal espaço de construção e partilha de conhecimentos sobre a vida futura.
Monitoria dos pais
A família, claro, continua eterna referência, mas é o tempo de acompanhar tudo com um novo desafio: de perto, mas dos bastidores. Significa auxiliar o filho na compreensão do significado desse novo estágio de vida, dos desafios propostos, das alternativas possíveis frente às novas exigências.
Não cabe e não é responsabilidade dos pais fazer pelo filho, mas instigá-lo a enfrentar as situações, a descobrir suas potencialidades.
No início do ensino médio, esse acompanhamento tende a ser mais próximo, mas no segundo e principalmente no terceiro ano ele deve funcionar muito mais como uma monitoria, para o jovem perceber a preocupação da família, a possibilidade de ter a quem recorrer caso seja necessário, mas também adquirir confiança e autonomia para enfrentar a vida adulta.
Manter essa referência é importante, pois no estágio posterior, a universidade, não existe ou pouco existe a possibilidade de os pais acompanharem o que acontece. Se o diálogo, a troca de idéias e projetos, foi construído durante o ensino médio, a distância na relação familiar será menor, diminuindo a chance de conflitos.
E a Internet, palco global de encontro, conhecimentos e relações, não esvazia o papel da escola na formação e educação do adolescente? Não, muito pelo contrário. Com o advento da comunicação via MSN, orkut e outras formas virtuais, o papel dessa referência se aprofunda. Porque na escola as relações são "concretas", face a face!
É nesse ambiente que seu filho aprende a se virar de verdade para resolver problemas com independência, checando e ampliando o conhecimento, ouvindo, negociando, cedendo, participando, cooperando, perseverando, respeitando. Aprende a ser solidário e consciente de seus direitos, deveres e responsabilidades. Em outras palavras: ganha a chance de tornar-se um cidadão do futuro.
Fonte: Patrícia Mortara, psicóloga e professora